sábado, 20 de setembro de 2008

"A ESCRITA E A LEITURA NO HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA".

A Escrita e a Leitura no Hipertexto


Wildete da Silva Santos





Segundo Soares (2002), a leitura é e sempre será um mecanismo de transformação para uma sociedade. O homem letrado é um homem que se não se limita à decodificação de símbolos, mas é aquele que se projeta para ver o mundo das novas tecnologias de informação, apresenta-se no contexto atual, o hipertexto em suas múltiplas formas. Saber ler é uma condição primordial de existência no mundo atual e com o advento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) torna-se indispensável ler bem, rápido e de maneira crítica. O hipertexto é um modo de organizar tanto a escrita alfabética habitual, como o audiovisual clássico (LÉVY, 1998).
O hipertexto é um documento eletrônico que possui várias unidades de leituras interconectadas entre si, que oferecem uma não linearidade onde através dos links, que são as conexões feitas entre nós em um hipertexto, o internauta explora àquilo que ele deseja sem perca da essência do que ele procura. Desse modo, o aluno conta com o fator exploração e descoberta, aguçando assim a sua curiosidade e a sua capacidade de criar meios de absorver o conteúdo.

O Hipertexto no contexto escolar atual

Segundo as leituras feitas anteriormente, observa-se que seja qual for a atividade a ser desenvolvida, se não tiver um objetivo a ser alcançado, se não for bem planejada, corre-se o risco de ser um fiasco. Não só o hipertexto, mas qualquer leitura mal direcionada pode causar desastres irreparáveis. Se voltarmos para alguns poucos anos atrás, onde o aluno tinha que ler por “imposição”, “castigo” vai entender que isso bloqueou muito o desejo da criança pela leitura. O hipertexto hoje, se apresenta como uma forma de resgate prazeroso da leitura. Porém, se essa forma de leitura não sendo bem trabalhada, pode trazer ao aluno frustrações bem maiores. Acredito até que esse momento vai exigir muito mais do profissional da educação, que levará o seu aluno a ir a busca de informação em um lugar que oferece muitas outras atividades.
A principal desvantagem da leitura digital certamente é a perda da sensação física do livro. As questões da segurança dos direitos autorais também são vistas como um grande problema, mas muitas editoras virtuais já estão procurando soluções para reverter esse quadro. Segundo Gláucia Ventura Estudante do 5º semestre de Comunicação Social Habilitação em Relações Públicas, da Universidade do Estado da Bahia, o que nós não podemos esquecer é que nem sempre o "novo" anula o "antigo", às vezes apenas o modifica, e que as inovações surgem para satisfazer as necessidades dos tempos atuais, que exigem muito mais rapidez e eficiência. Uma das maiores vantagens dos livros virtuais é o acesso (poder aquisitivo). Livro no Brasil é muito caro e muitos não podem ter acesso a esse bem tão precioso. Com o funcionamento dos e - livro haverá uma revolução na leitura bem maior do que aquela da invenção de Gutenberg, pois “ela não somente modifica a técnica de reprodução do texto, mas também as estruturas e as formas de suporte que o comunica a seus leitores”.





Bibliografia
Do Impresso a Hipermídia. http://www.eproinfo.mec.gov.br/
PAN, Maria Claudia de Oliveira – UNESA. LEITURA EM SUPORTE DIGITAL: DESAFIO PARA A EAD. www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/151tcb3.pdf . Acessado em 15/09/2008.

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